Início Dicas G44 responde: O que é liquidez?

G44 responde: O que é liquidez?

Autor

Data

Categoria

Abaixo a G44 responde: O que é liquidez? E outras dúvidas que você possa ter sobre o assunto.

Liquidez se refere à dificuldade enfrentada para transformar um ativo em dinheiro. Por exemplo, sua conta corrente ou a poupança são totalmente líquidas, basta você sacar; mas se você tem uma terra e precisa vendê-la, isso pode levar meses para se concretizar.

Assim, os ativos são divididos entre os mais e menos líquidos.

LIQUIDEZ E RENTABILIDADE

A liquidez tem uma relação inversa com a rentabilidade. O que quer dizer que quanto mais fácil você puder recuperar o dinheiro junto com os rendimentos, menores serão as taxas de retorno. O contrário é válido, quanto mais longo for o investimento, no sentido de você não poder retirá-lo, maior vai ser o lucro obtido.

Por isso ao desconsiderar a questão da liquidez ao investir, o investidor pode ficar vulnerável se ocorrer uma emergência de que ele precise de dinheiro.

Não adianta uma alta rentabilidade se, quando for a hora de conseguir o dinheiro, demorar demais ou ter que reduzir o valor.

PERÍODO DE MATURIDADE

Um elemento importante a considerar é o período de maturidade. Esse conceito representa o tempo e a velocidade de converter um ativo em dinheiro.

Uma casa, por exemplo, pode ser vendida em questão de dias por um preço bem menor do que alcançaria caso se esperasse uma adequada preparação da venda, com publicidade e a possibilidade de visita pelos interessados. Assim, existe um lapso de tempo que torna possível conseguir um preço maior.

Com esse conceito em vista podemos descrever de maneira mais precisa a liquidez. Liquidez descreve o grau em que um ativo pode ser comprado ou vendido no mercado sem que isso afete o seu preço.

TIPOS DE INVESTIMENTO E LIQUIDEZ

Conforme a exposição acima, os gêneros de investimento vão ter uma liquidez diferente. Afinal, cada um possui uma demanda diferente, assim como um tempo específico de maturação.

Poupança e conta corrente: Modalidade que pode ser resgata a qualquer momento, portanto tem liquidez alta e diária. Somente lembrando que os rendimentos do mês acontecem na data de aniversário. O resgate do dinheiro é feito na hora, basta solicitar e ele pode ser transferido para sua conta.

  • Ações: Em geral, possuem liquidez alta. Para papéis muito negociados (Petrobras, Vale, Ambev) a venda é instantânea pelo preço cotado no mercado, o dinheiro é recebido em até 3 dias após confirmação da transação. Certos papéis, menos procurados, também são vendidos sem muita dificuldade, porém algumas vezes é necessário baixar um pouco o preço desejado inicialmente. Em resumo, o único obstáculo é o interesse de outras pessoas em pagar o valor pedido.
  • Fundos de Investimento: Possuem liquidez entre média e alta, dependendo do tipo de contrato. Um fundo é um grupo de pessoas reunidas para investir em conjunto, sendo cada participante dono de uma cota. Existem fundos de liquidez diária (D+0), enquanto outros possuem um prazo de cotização no resgate (Exemplo: D+5, cinco dias; D+30, trinta dias).
  • Títulos Públicos do Tesouro Direto: Dependem, são de liquidez média a alta. O Tesouro Direto pode ser resgatado diariamente, mas incide cobrança de IOF se o valor ficar investido por menos de 30 dias. Alguns são negociados uma vez por semana, outros tem a modalidade de venda diária. Pode acontecer um pequeno atraso, que é o tempo de o dinheiro chegar à conta corrente da corretora, e depois, ser transferido para você.
  • Imóveis: Como o próprio nome sugere, dessa lista são os mais difíceis de transferir. A liquidez é baixa, porque o tempo que leva para vender um imóvel pelo preço que ele realmente vale é muito relativo, podendo demorar meses.

Gostou? Para mais conteúdos como este, não deixe de conferir o site. Aqui a G44 responde dúvidas e traz também novidades da área de finanças.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DELIO ANDRADE

Jornalista, sob o número 0012243/DF

Responsável pelo G44 Blog, assuntos referenciados a G44 Brasil S.A. Empresa brasileira do ramo de investimentos.

CONTATOS:

ENDEREÇO: QS 01, Rua 210, lote 34 bloco b Sala 306 Edifício Empresarial Led Águas Claras, Brasília - DF, 71950-770

TELEFONE: +5561984277294

Últimas postagens

Criptomoedas voltam para a pauta do Senado Federal

Nesta quarta-feira, as comissões de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática e a de Assuntos Econômicos voltaram a debater as operações envolvendo criptomoedas, como...

Comentários

Atendimento do Blog G44